sábado, 22 de agosto de 2015

Livros-Jogos

14:00:00 Escrito por Lucas Rodrigues , , ,
Quem joga RPG já deve ter ouvido falar em livro-jogo, ou mesmo começou no hobby com um desses. Para aqueles que nunca ouviram falar vamos explicar um pouco do que se trata.

Livros-jogo são como livros normais, com a diferença de que você participa da história e toma as decisões sobre o que o personagem principal deve fazer, levando-o a várias consequências diferentes. Normalmente são aventuras solo, e a variação de resultados torna-as divertidas de reler para descobrir novos caminhos e novos finais.

Livros-jogos tem vários gêneros diferentes, como fantasia medieval, ficção cientifica e muitos outros. Hoje em dia, você consegue encontrar mesmo e-books ou Apps do tipo. É uma boa alternativa para aqueles que querem ter uma experiência semelhante a RPG para entender o hobby, ou para quem está sem grupo mas mesmo assim quer jogar uma história interativa para passar um tempo e se divertir.


Entre as obras mais famosas estão a série de livros Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy no original), escritos por Ian Livingstone e Steve Jackson, trazidas ao Brasil pela Marques Saraiva e, mais recentemente, pela Jambô. Livros como O Feiticeiro da Montanha de Fogo, A Cidadela do Caos, ou A Cripta do Feiticeiro podem ter passado pelas suas mãos se você é um pouco mais velho, ou se procurou por coisas do tipo mais recentemente. A Jambô até lançou recentemente Ataque a Khalifor, o primeiro livro-jogo que se passa no cenário brasileiro de Tormenta.

Livros de cenários mais famosos também existem. A Ediouro lançou a série Aventuras na Terra-Média (Middle-Earth Quest no original), composta por quatro livros que se passavam no universo de J.R.R. Tolkien.


Para os que querem ter a experiência de forma reduzida, a revista Dragão Brasil tinha em várias de suas edições pequenas aventuras desse tipo, e mesmo que a revista tenha sido encerrada, existe um compilado na internet com todas as suas edições. Caso entenda inglês, você ainda tem a opção de testar os jogos da Choices of Games, que disponibiliza diversas de suas aventuras gratuitamente para testar, seja no próprio site ou pelo celular.

Além disso, a Editora Solo, que está entrando agora no mercado, está trabalhando em um APP que permitirá a publicação de livros jogos de forma gratuita por autores amadores, com suas próprias histórias e regras. Passe no site para dar uma olhada nessa ideia.